Notícias

INSS exigirá Certificado Digital A3 para acesso de usuários externos aos sistemas

Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir de 24 de novembro de 2025, o acesso de usuários externos aos seus sistemas será permitido exclusivamente mediante o uso de Certificado Digital do tipo A3, seja em mídia física (token) ou em nuvem. A medida foi formalizada por meio do Ofício SEI n. 238/2025/DTI-INSS, assinado pela Diretora de Tecnologia da Informação, Lea Bressy Amorim.  

O objetivo é fortalecer a segurança da informação, aumentar a robustez na autenticação de acessos, mitigar riscos de acessos indevidos e assegurar a integridade das informações sensíveis sob responsabilidade da autarquia.   

Segundo o documento, não haverá restrição quanto à autoridade certificadora emissora, desde que o certificado esteja devidamente válido e atenda aos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).   

Embora os sistemas do INSS já permitam o uso do Certificado Digital A3, a recomendação é que os usuários externos adotem o novo modelo de autenticação o quanto antes, a fim de se familiarizarem com o procedimento e evitarem contratempos quando a exigência se tornar obrigatória.   

Fonte: Justiça Federal – SJBA

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply