Notícias

Telemedicina é regulamentada na rede pública de saúde do Distrito Federal

Portaria publicada no DODF desta quarta-feira (3) prevê modalidade remota de consulta para ampliar atendimento à população. Três regiões já desenvolvem projeto-piloto

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A atividade de consulta online foi regulamentada no âmbito da rede pública de saúde do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Portaria nº 513, que normatiza a atividade de telemedicina. Três regiões de saúde já desenvolvem projeto-piloto nas unidades básicas de saúde (UBSs) de São Sebastião, do Guará e do Lago Norte.

“A telemedicina é uma ferramenta importante; a ideia é otimizar recursos humanos e direcionar atendimento médico para os pacientes. O entendimento não vale para todos os profissionais no momento, somente para os médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), alguém que tenha perfil de restrição ao atendimento presencial”, explica o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi.

A modalidade de telemedicina vai permitir que médicos com restrições de atendimento presencial e em teletrabalho possam realizar suas atividades profissionais remotamente. Entram nesse grupo profissionais gestantes, além daqueles com comorbidades e risco agravado de contaminação por vírus. A medida é amparada pela Portaria Ministerial nº 1.348/2022, pela Resolução CFM nº 2.314/2022 e pela Portaria nº 59/2022.

Agrizzi destaca que a designação do profissional será em nível regional e que cada superintendência vai administrar o fluxo dos atendimentos para ampliar o serviço à população. “Num primeiro momento, a telemedicina pode se tornar um direcionador para atendimento em situações mais simples, como troca de receitas, avaliação de exames de rotina, encaminhamentos para a atenção secundária e atestados médicos”, explica o secretário-adjunto.

Prática

Nas regiões de saúde Central, Centro-Sul e Leste, a modalidade de telemedicina já tem sido desenvolvida em forma de projeto-piloto. É o caso da UBS 4 do Guará (Lúcio Costa), que desde o dia 26 de julho já realizou 26 consultas dentro da atenção primária. Entre os atendimentos registrados na unidade, estão o acompanhamento de diabetes e hipertensão, transtornos de ansiedade, exames clínicos geral e troca de receitas.

A médica de família Rebeca Moreira Salgado está gestante. Preocupada com a possibilidade de contaminação em função de doenças como a monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, e a covid-19, ela se propôs a seguir com os atendimentos ao público de forma remota. “Foi montada uma sala dentro da UBS com um computador, câmera e microfone. O paciente é triado por um profissional e depois recebe o atendimento por meio da telemedicina. Foi uma forma de manter o atendimento para os pacientes e sigo atuando na minha área”, afirma a médica.

A gerente de Áreas Programáticas da Região Centro-Sul, Carine Rodrigues, explica que os pacientes estão gostando da modalidade de telemedicina. Todos recebem um questionário pós-consulta para dar a opinião sobre o atendimento remoto. “A consulta é feita pelo Google Meet. A médica faz prescrições, receituários e já é emitido em tempo real na UBS, onde é impresso para o paciente”, explica a gerente.

Segundo ela, todo o processo é chancelado pelo Conselho Federal de Medicina. “Tudo tem a assinatura digital cadastrada no CFM e a evolução do paciente é lançada no sistema e-SUS. Essa é uma maneira de manter a população bem assistida, principalmente quando os médicos precisam se afastar para o teletrabalho”, informa Carine.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply