Juntamente com a pandemia veio o agravamento da crise. Dessa forma, muitos trabalhadores tiveram que ser desligados de suas empresas. Isso, por sua vez, aumentou o número de solicitações por seguro-desemprego no país.
Com a pandemia, muitos postos de atendimento para o seguro-desemprego ficaram temporariamente fechados, em tempos, claro, de distanciamento social ou tentativas de lockdown.
Em sendo assim, com o certificado digital tudo tende a ficar mais fácil, especialmente para empresas e escritórios de contabilidade. É possível acesso pleno a todas as funções da plataforma federal.
De fato é importante solicitar o Seguro-desemprego com certificado. (Imagem: portal contábeis)
Empregador web
O empregador web é uma plataforma criada pela Secretaria do Ministério do Trabalho e Economia, para ajudar no requerimento do seguro. Entretanto, por decisão do Codefa o uso dessa plataforma se tornou obrigatório.
O sistema disponibiliza o preenchimento e envio do requerimento de forma on-line, aos empregadores, em casos de dispensa de funcionários. No entanto, também facilita o acesso aos documentos e informações necessárias para o pedido. Dessa forma, garante economia de tempo e segurança.
Essa segurança vem através do certificado Secure Socket Layer (SSL). Ele protege para que nenhum dado seja roubado ou usado de maneira indevida, por quadrilhas de estelionatários.
Vantagens de solicitar o seguro-desemprego com certificado digital
O seguro-desemprego com Certificado Digital é vantajoso para empresas e governo, mas ele traz ainda mais vantagens além da credibilidade e a segurança das informações. Entre elas estão:
Preenchimento otimizado;
Livra de gastos com documentos físicos;
Dispensa a necessidade de ir aos postos para dar entrada no seguro;
Possibilita a importação de dados direto da folha de pagamento;
Garante segurança na troca de informações e dados;
Certifica a validação de documentos de onde quer que o requerente esteja.
Passo a passo para o cadastro
Então, para quem ainda não sabe como utilizar a plataforma, vamos explicar o passo a passo. Dessa forma, siga as instruções para fazer seu cadastro e utilizar todos seus recursos da plataforma.
Primeiro você precisa ter seu Certificado Digital nos padrões ICP-Brasil em uma Autoridade Certificadora.
Em seguida, acesse o site Empregador Web.
Em “Acesso direto”, clique em “Cadastrar gestor”.
Preencha as informações solicitadas
Clique em “Não sou um robô” para validar o seu acesso.
Clique em cadastrar.
Acesse novamente o portal.
Em “Opções de acesso” clique em “Com certificado digital”.
Informe o usuário e senha que foram registrados nos passos anteriores de cadastro.
Clique em enviar.
Enfim, agora você tem acesso ao portal e pode solicitar o seu seguro-desemprego com certificado digital. Com esse recurso, vai ficar bem mais fácil e menos burocrático fazer a solicitação.
Fonte: Folha GO