Documentos têm a mesma validade dos físicos e levarão até 60 dias para serem expedidos e disponibilizados.
Por Petterson Marciano, g1 Zona da Mata — Viçosa
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) oficializou a emissão e o registro de diplomas digitais para os cursos de graduação no dia 20 de dezembro de 2021. O método é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e implementado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A UFV é a segunda instituição federal de ensino superior a emitir diploma digital na plataforma MEC/RNP, a primeira foi a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no último dia 17. Esse é o único diploma digital reconhecido pelo Ministério.
Os diplomas digitais têm a mesma validade dos físicos. A decisão contempla todos que colaram grau desde 19 de novembro de 2021. De acordo com a UFV, os diplomas físicos emitidos antes dessa data seguirão com a mesma validade.
O reitor Demetrius David da Silva avaliou positivamente a iniciativa.
“Ela traz benefícios para a sociedade, que poderá ter acesso imediato e sem custos ao documento, e para a estrutura educacional do país, que ganha em eficiência dos seus processos e em sua governança”.
Expedição
Os diplomas digitais levarão até 60 dias para serem expedidos e disponibilizados. A representação visual deles é muito semelhante à do diploma físico atual. A diferença é que no verso há um QR Code e uma chave de acesso para a versão oficial.
O arquivo digital será disponibilizado no Sistema Acadêmico da UFV, o Sapiens, e os estudantes poderão validá-lo no Portal do MEC. Tão logo o diploma esteja disponível, os estudantes serão notificados por e-mail e poderão visualizar a representação visual dele no menu “Solicitações” do Sapiens. Este andamento, inclusive, já pode ser acompanhado.
Segundo a UFV , após a conclusão do registro, poderá ser solicitada a impressão da representação visual do diploma, no formato PDF.
Foto: UFV/Divulgação