O Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN) atingiu, nesta sexta-feira (16/4), a marca de 100 órgãos e entidades contemplados. Desenvolvida pelo Ministério da Economia (ME), a ferramenta digital permite a tramitação de processos administrativos entre diferentes órgãos. Desde 2019, a plataforma já possibilitou o trâmite eletrônico de mais de 222 mil documentos, com uma economia mensal estimada em R$ 600 mil.
“Esta é uma plataforma digital que simplifica o dia a dia de trabalho no serviço público e ainda reduz os gastos do governo”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert. “A importância do barramento está demonstrada pela amplitude de sua utilização, contando com a participação de entes de todas as esferas dos Três Poderes, além de Tribunais de Contas e Ministério Público.”
Segundo o secretário, o barramento permite a tramitação de maneira segura e com confiabilidade de entrega entre órgãos ou entidades que possuem os mais diferentes sistemas de processo administrativo eletrônico. “É o governo simplificando a gestão, de forma digital e segura, para que os órgãos mantenham o foco nas atividades finalísticas, em formular políticas públicas e fornecer serviços públicos”, complementa Heckert.
Mais informações sobre as ações do PEN
Imagem de Joshua Woroniecki por Pixabay