Presidente da Jucetins, Thaís Coelho afirma que a junta está se tornando 100% digital / Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins
Abertura, alteração e baixa de empresas são feitos no portal Simplifica Tocantins.
O Tocantins registrou aumento no número de empresas abertas mais uma vez, mesmo durante a pandemia da covid-19.
Segundo os dados da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), foram 5.730 empresas abertas no primeiro quadrimestre do ano passado; já no mesmo período deste ano foram 8.598, um crescimento de 50%.
Esses dados acompanham a inovação digital que a Jucetins implementa para facilitar o registro mercantil. Abertura, alteração e baixa de empresas são feitos atualmente no portal Simplifica Tocantins.
Mesmo que o empresário não tenha o certificado digital, o seu contador ou advogado pode utilizar a sua identidade eletrônica para dar autenticidade ao documento assinado manualmente pelo empresário.
A facilidade em registrar um CNPJ reflete diretamente na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Tocantins está há 11 meses com saldo positivo de novas vagas de trabalho.
Simplifica Digital
No primeiro quadrimestre de 2020 foram 963 processos protocolados digitalmente na Jucetins. Já no mesmo período deste ano foram 5.338, um aumento de 454,31%. Nos quatro primeiros meses do ano passado, os processos digitais respondiam a 16,6% do total de protocolos, em 2021 passou para 70%.
Vale ressaltar que o número de empresas abertas é maior que o número de processos porque a natureza MEI (Microempreendedor Individual) não é aberta na Jucetins.
Neste período (quadrimestre), a Jucetins esteve por mais de um mês em trabalho remoto. A mudança não atrapalhou a atividade do registro de empresas.
“Estamos tornando a Jucetins 100% digital. Em breve traremos mais novidades. A determinação do governador Mauro Carlesse é tornar a abertura de empresas mais fácil, sem dificuldades. Por isso, a Jucetins se beneficia da tecnologia para que o cidadão possa fazer isso no menor tempo possível”, explica a presidente da Jucetins, Thaís Coelho.
O contador Milton Júnior afirma que no início teve receio de utilizar o processo digital, pois era algo novo, mas depois percebeu que era o melhor caminho para o seu cliente (empresário). “Agilidade e simplificação. Super fácil. Muito rápido. Em menos de 24 horas o CNPJ estava liberado”, afirmou.
Fonte: AE Notícias