A armazenagem, adequação de embalagens, distribuição e transporte de amostras grátis e material promocional representam um custo significativo para a indústria farmacêutica. Ao mesmo tempo, existe a contribuição fundamental dos representantes de vendas que estreitam relacionamentos e fomentam cada negócio no setor.
Segundo Ricardo Navarro, diretor de logística da Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza, a empresa acaba de criar uma solução inteligente para potencializar a capilaridade na distribuição de itens promocionais, com transporte especializado, redução de custos e inteligência na entrega. Ele explica que é uma solução que profissionaliza esses processos, evita desperdícios, além da segurança e controle de todos os processos.
Armazenagem, distribuição e identificação de amostras – A nova expertise de entregas para amostras grátis e material promocional da Ativa Logística é completa e oferece 100% da armazenagem, distribuição e identificação de amostras e produtos de venda proibida que são entregues diretamente para os médicos. Desta forma, o representante de vendas pode se dedicar totalmente no relacionamento e ações de divulgação com o seu público-alvo.
Navarro explica que o novo serviço criado para a indústria farmacêutica também, oferece inteligência de agendamento das entregas, transporte especializado de medicamentos, registro em tempo real para a confirmação da entrega ao médico com assinatura digital e conferência eletrônica, procedimentos que proporcionam maior controle das amostras perante à indústria, além da agilidade das entregas e redução de custos.
Segundo ele, inicialmente, o agendamento de entregas no território nacional é realizado a partir de uma base de dados gerida pelo setor de Atendimento ao Cliente, responsável pelo planejamento das entregas, conforme disponibilidade de cada médico e a programação do transporte adequado para amostras de medicamentos, conforme determinação RDC 430 da Anvisa.
O objetivo desse serviço foi agilizar processos, com redução de custos e qualidade na entrega. É voltado também para materiais promocionais e medicamentos já muito conhecidos no mercado e que não necessitam de uma apresentação de um representante. Desta forma, os profissionais que atuam com vendas promocionais podem ficar ainda mais focados em ações estratégicas de relacionamento e apresentação de outros itens para os seus clientes, destaca Navarro.
A solução também é eficaz para indústrias que iniciaram há pouco tempo a distribuição de suas amostras e ainda não possuem representantes de vendas em todo o País. É indicada até mesmo para ações pontuais que precisem acontecer ao mesmo tempo, em vários locais do território nacional.
Com a capilaridade nacional em distribuição de medicamentos a partir da expertise da Ativa Logística, é possível realizar o “delivery” de amostras e material promocional para médicos seja qual for a quantidade necessária.
Com 25 anos de história, a Ativa Logística é um dos maiores operadores logísticos de saúde e beleza no Brasil, atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.
Fonte: Abralog
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay