O Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) terá importante avanço em seu módulo de segurança: a implementação do certificado digital do tipo A3, que ocorrerá a partir do próximo dia 22 de março. Essa reformulação representa um grande avanço para o combate às fraudes, bem como demonstra o compromisso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com os criadores amadores que serão protegidos das operações indevidas.
Os criadores poderão adquirir o certificado digital do tipo A3 em qualquer uma das autoridades certificadoras cadastradas pelo ICP-Brasil. O certificado digital do SisPass irá garantir autenticidade às operações realizadas pelos usuários, que terão pleno acesso às ferramentas disponíveis na plataforma ao utilizarem o certificado do tipo A3.
O acesso ao SisPass sem uso do certificado digital ainda será possível, porém com acesso limitado às consultas, à visualização de anilhas, à atualização de dados do criador, à emissão de licença e boletos, além da visualização dos boletins informativos. Já o acesso por meio do certificado digital A3 permitirá também a alteração do plantel em operações como transferências, solicitações de anilhas, transportes, registro de fugas, de nascimentos, de furtos, de óbitos e outras informações.
Mais informações
Assessoria de Comunicação do Ibama