Um novo marco para a história dos Cartórios e Registradores do Brasil: os primeiros Certificados de Atributos serão gerados na próxima semana.
Estiveram reunidos nesta segunda-feira (13) em Porto Alegre-RS, a Diretoria do Colégio Registral-RS, os Diretores da Autoridade Certificadora Safeweb e o Tabelião Substituto Ayrton Bernardes Carvalho Filho, para firmar um importante contrato e testemunhar um grande passo para a Certificação Digital no país.
Depois de meses de negociações e troca de informações, o Colégio Registral-RS está sendo elevado à categoria de Entidade Emissora de Certificado de Atributo (EEA), adquirindo o direito de uso da Infraestrutura de Gerenciamento de Privilégios da SAFEWEB PCA.
Nas palavras do Tabelião Substituto Ayrton Filho, também Consultor em Certificação Digital, “além de mais um sonho e projeto realizado, a data de hoje ficará para a história dos Registradores brasileiros”.
No ano passado, a Safeweb também firmou com o Colégio Notarial do Brasil-RS idêntico contrato.
Em ambos documentos ficou convencionado que serão emitidas também, para os associados das duas entidades de classe, Carteiras de Identidade Digital para Notários e Registradores, passíveis de validação e consulta web via QR-Code.
“Registradores e Notários gaúchos poderão utilizar em seus smatphones suas identificações”, salienta Zancanella Junior da Safeweb.
O certificado de atributo é um conjunto de informações ou estrutura de dados de segurança e identificação, constantes em campos de um certificado digital, ou anexadas a um outro certificado com a chave pública da EEA.
Quando alguém receber uma certidão digital assinada por um registrador ou tabelião, com a nova informação agregada ao certificado digital, ter-se-á certeza que o signatário da certidão de fato é um Delegado do Poder Público.
Estão de parabéns os Colégios Registral e Notarial do Rio Grande do Sul pela inciativa, que com certeza trará maior segurança aos usuários da rede mundial de computadores Internet, e mais credibilidade para o documento assinado digitalmente padrão ICP-Brasil.
Fonte: CryptoID