Novo sistema proporcionará resposta automática sobre a viabilidade locacional para determinados tipos de negócios
Visando fomentar o ambiente empreendedor em Rio Branco, a prefeitura está implantando o sistema Viabilidade Automática que, como o próprio nome diz, proporciona resposta automática sobre a viabilidade locacional para determinados tipos de negócios.
Isso porque para abrir uma empresa junto ao Município, um dos pré-requisitos exigidos é justamente a análise feita pelos técnicos da prefeitura para conferir se a empresa pode funcionar no local pretendido para sua instalação. Somente depois de observada se a atividade econômica é compatível é que as informações são inseridas na Redesim Conectada, onde as pessoas jurídicas são registradas e legalizadas.
Com a viabilidade automática o objetivo da Prefeitura de Rio Branco é facilitar a vida dos empreendedores que querem começar os seus negócios. Atualmente a análise da viabilidade é feita de forma manual e demora um pouco mais de tempo. A ideia agora é desburocratizar, facilitando, agilizando e tornando também o trabalho da prefeitura mais ágil com respostas mais rápidas àqueles que querem empreender.
“Atualmente a nossa abertura de empresa funciona através de integrador nacional com apoio da Junta Comercial e Sebrae-Acre. Rio Branco está num prazo de 16 horas desde a viabilidade para abertura de empresas. Com a automação dos processos, a nossa meta é para que, as atividades que estão nesse rol de atividades dispensadas, excluindo as áreas de risco, em até 10 minutos, estejam abertas”. explicou a chefe da Divisão de Licenciamento de Atividades Econômicas (Dilae) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e um dos Agentes de Desenvolvimento, Bruna Caminha.
Por meio de um minucioso trabalho técnico intersecretarias que inclui a de Finanças (Sefin), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semeia) e Saúde (Semsa) as atividades econômicas compatíveis com a modalidade já foram identificadas dentre 1.332 ramos de negócio, assim como os endereços disponíveis.
“Já fizemos o preenchimento das planilhas que são necessárias para implementação, onde nós conseguimos conciliar 420 atividades, em um conjunto com os órgãos de licenciamento. Então a viabilidade automática, dentro das 420 atividades, vai alcançar 70% dos endereços de Rio Branco”, frisou o agente de desenvolvimento, Peter Aquino.
“O nosso intuito é simplificar e facilitar ainda mais abertura de empresas. Não vai precisar da análise humana que hoje é feito. Aí eles incluem as informações na Rede e já sai com a sua empresa aberta com CNPJ. Então vai facilitar muito”, disse a agente de desenvolvimento, Monique Morais.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco