Notícias

Plataforma gov.br oferece cerca de 4.900 serviços digitais para os cidadãos

Ao todo, 75% dos serviços públicos já estão digitalizados na plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão

O Governo Federal já disponibiliza mais de 4.900 serviços públicos por meio da plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão, o gov.br. Entre os serviços, estão, por exemplo, o acesso aos sistemas da Receita Federal, a Declaração Pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física, as carteiras digitais de Trânsito e de Trabalho, além do certificado de vacinação, entre tantos outros.

O gov.br é desenvolvido em parceria pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Especial de Comunicação do Ministério das Comunicações e do Serpro.

“O gov.br combate a burocracia, através da transformação digital do Estado, levando a melhoria estrutural da Administração Pública”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Caio Mario Paes de Andrade.

Plataforma gov.br

O gov.br unifica os canais digitais do Governo Federal. Por meio de login com CPF e senha, o cidadão tem acesso a centenas de serviços e documentos. Os níveis de segurança do acesso ao gov.br, que é gratuito, dependem do grau de validação dos dados da pessoa. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, como em bases da Justiça Eleitoral, por exemplo, maior o nível da conta.

Nível bronze: é a conta criada pelo usuário com o preenchimento do cadastro via formulário on-line para validação dos dados na Receita Federal ou INSS.

Nível prata: quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um dos nove bancos credenciados – Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Sicoob, BRB, Banrisul, Santander e Agibank.

Nível ouro: quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou faz a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Fonte: Governo do Brasil

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR