Notícias

Painel ProPEN mostra impacto das soluções de processo eletrônico na gestão pública

A ferramenta apresenta informações sobre a expansão do programa e dados de sustentabilidade ambiental por unidade da federação

Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) acaba de ganhar uma nova ferramenta para acompanhar o impacto da transformação digital na gestão pública pelo país. O Painel ProPEN, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Inovação Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) apresenta informações sobre a expansão do programa nos estados e municípios, que já utilizam os sistemas de processo eletrônico, e dados de sustentabilidade por unidade da federação.  

Fruto da colaboração entre o governo federal e os estados participantes do programa, o painel está disponível na página do ProPEN e traz métricas e indicadores sobre a digitalização de processos que evidenciam o alcance e os resultados do programa, presente atualmente em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.  

Os ganhos em sustentabilidade com o uso de soluções de ProPEN estão detalhados na aba “ProPEN nos Estados”. A ferramenta mostra ganhos como folhas de papel não utilizadas, árvores preservadas, racionalização de recursos financeiros, quantidade de usuários e processos eletrônicos gerados, com a adoção de soluções como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a plataforma Tramita GOV.BR, o Protocolo Integrado e o Módulo Gestão Documental do SEI. 

As informações são baseadas no levantamento de dados realizada no primeiro quadrimestre de 2025, com a participação de 11 estados (Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Acre, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Norte) e tem previsão de atualizações anuais no mesmo período.   

“A sistematização dos resultados obtidos nos governos estaduais reforça o compromisso dos entes federativos com a transformação digital, contribuindo para a oferta de serviços públicos mais ágeis, sustentáveis e que tornem os serviços mais eficientes para a população”, aponta a diretora de informações, serviços e sistemas de gestão da Seges/MGI, Priscila Cabral.

Sustentabilidade

A cada nova adesão ao ProPEN, e a implantação do processo eletrônico, milhares de páginas deixam de ser impressas, cerca de 14 bilhões de folhas (dados Painel ProPEN) deixaram de ser utilizadas com a implantação de sistemas como o SEI, o que equivale a um prédio de 30 andares completamente tomado por papel.

Essa quantidade de papel – que deixou de ser utilizada e armazenada em órgãos públicos – seria suficiente para cobrir todo o gramado do Maracanã com uma pilha de 4 metros de altura. E o impacto dessa transformação digital vai muito além da sustentabilidade: promove agilidade na tramitação, transparência e eficiência na administração pública dentro dos órgãos e para a população que depende dos serviços prestados. 

A referência de cálculo para os dados apresentados também está disponível e pode ser consultada nas perguntas e respostas das “Métricas do ProPEN”. Acesse e conheça o Painel ProPEN.

Sobre o ProPEN

Instituído pelo Decreto nº 11.946, de 12 de março de 2024, o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A iniciativa é realizada por um conjunto de ações compartilhadas entre a União e o Estado ou município aderente, para viabilizar a implantação do SEI e das demais soluções que compõem o ecossistema do PEN, trazendo mais agilidade, transparência e economia de recursos.  

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware