O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos.
O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle do Estado (Siafic), em execução desde janeiro deste ano, recebeu a integração de duas plataformas complementares, Veritas e Sidec, criadas para simplificar a troca de informações entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, e a Receita Federal. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (7) em transmissão online feita pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com a Logus Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento das soluções.
A iniciativa visa otimizar os processos relacionados à execução orçamentária, administração financeira e controle, fortalecendo a eficiência e a transparência no cumprimento das obrigações instituídas pela Receita Federal, relativas à comunicação das operações fiscais entre órgãos das esferas estadual e federal.
“Essa integração entre os Sistemas Auxiliares e o Sistema Financeiro garante a consistência e a precisão na transmissão das informações necessárias à Receita Federal”, enfatizou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.
“Este é um processo novo, em que estamos nos ajustando às mudanças e nos acostumando às novas ferramentas com um papel crucial na otimização de nossas operações”, destaca Marcia do Valle, diretora-geral da Sefa.
VERITAS – A solução foi criada para registrar documentos comprobatórios, como notas fiscais, para melhorar eficiência, a transparência e a segurança na gestão de documentos. Quando uma nota fiscal é cadastrada e validada no sistema, ela fica disponível para integração com o Siafic e, posteriormente, com outros sistemas auxiliares.
A integração com o Siafic permite também contabilizar retenções de INSS, IR e gerar declarações com informações sobre os serviços prestados pelos fornecedores do Governo, as quais são transmitidas à Receita Federal.
SIDEC – Esse sistema é destinado aos órgãos públicos que precisam enviar informações à Receita Federal. Ele atende a obrigação de declarar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções de Contribuições Previdenciárias (INSS) ou Retenções na Fonte (IR e PIS/Cofins/CSLL).
MODERNIZAÇÃO FISCAL – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), uma iniciativa com o intuito de conferir mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos.
Fonte: Sefaz-PR