Piauí Digital investe em segurança das empresas

A Junta Comercial do Estado Piauí (Jucepi) avança mais uma etapa no processo de modernização do órgão. Com o objetivo de oferecer ainda mais segurança aos usuários do sistema de registro empresarial on line do estado, o Piauí Digital, a seção de acompanhamento de processos mudou.

A partir de agora, as informaçõescadastradas estão disponíveis apenas para aqueles que possuem o número de protocolo do processo empresarial. Anteriormente, qualquer pessoa que possuísse o número de CNPJ da empresa poderia consultar o andamento de processos na plataforma on line, agora este acesso está restrito.

Ao iniciar um processo de abertura, alteração ou baixa empresarial é gerado um número de protocolo interno (PIP). Com este número, o usuário verifica todo o andamento do processo na Junta Comercial do Estado do Piauí, e pode ainda realizar o preenchimento de documentos e a solicitação de alvarás e licenças.

“A mudança acrescenta segurança ao sistema, previne fraudes e garante fluxo correto do processo no sistema. Anteriormente, qualquer pessoa com o número do CNPJ poderia verificar no Piauí Digital os processos registrados da empresa e informações do empresário. Agora, somente o contador responsável pelo processo ou o empresário podem consultar a seção”, explica Alzenir Porto, presidente da Jucepi.

Entretanto, para o Microempreendedor Individual – MEI, o acesso com o número do CPNJ será mantido, pois o tipo empresarial tem registro feito no Portal do Empreendedor, não possuindo número de protocolo do Piauí Digital. Os MEIs utilizam o sistema da Jucepi para solicitar documentos referentes à legalização empresarial.

Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí