GO – Trabalho do Crer é elogiado pelas comitivas do MS e Dinamarca

A qualidade dos serviços oferecidos pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo(Crer) foi elogiada pelas comitivas do Ministério da Saúde do Brasil (MS) e da Dinamarca que visitaram a unidade. A equipe, acompanhada pelo superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Deusdedith Vaz, foi recebida pelos diretores do Crer e superintendentes da Associação Goiana de Integralização e Readaptação (Agir), organização social gestora do hospital.

As comitivas elogiaram também os sistemas informatizados implantados pelo Crer, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) com o certificado digital. Uma ferramenta eletrônica que armazena os dados clínicos e assistenciais dos atendimentos realizados. As informações registradas pela equipe médica e multiprofissional do Crer são utilizadas para a avaliação clínica do paciente, como fonte de comunicação entre os profissionais da equipe de saúde. Com tecnologia avançada, as informações são compartilhadas entre os setores do hospital. O Crer foi um dos pioneiros a adotar o sistema.

Outra área de interesse foi a rastreabilidade dos medicamentos, que contribui com a segurança do paciente. “O hospital está de parabéns! É impressionante o trabalho que vocês estão fazendo. É muito interessante, todas essas ferramentas, que oferecem segurança ao paciente e agilidade no atendimento”, disse um dos especialistas da Dinamarca.

Também foi apresentada a comitiva, o Crer em Números, com dados de atendimentos, serviços oferecidos, o modelo de gestão por Organização Social, e o vídeo o institucional da unidade. Os dinamarqueses e técnicos do Ministério da Saúde percorreram os ginásios de reabilitação, serviço de internação e oficina ortopédica, onde são fabricadas órteses e próteses dispensadas aos pacientes.IMG_7348

A visita da Dinamarca, na tarde da última quinta-feira, dia 9, faz parte de um projeto de cooperação Internacional entre o Brasil e a Dinamarca, com o foco em informações de saúde. “É a primeira visita da delegação no Brasil, para que eles possam entender como funciona a gestão e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas visitas ajudarão o Ministério da Saúde no processo de elaboração de uma estratégia que apoiará na implementação da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (Pniis)”, explicou o coordenador geral substituto de sistemas de informação do MS, Michael de Oliveira.

*Núcleo de Comunicação do Crer

Fonte: Goiás Agora