Amapá – Caravana reúne em Macapá setor ambiental para cadastramento de imóveis rurais

Encontro apresentou Cadastro Ambiental Rural para proprietários de imóveis e profissionais do meio ambiente. Evento ocorreu nesta terça-feira (16), na Sema.

Por Jorge Abreu, G1 AP, Macapá

Para garantir o maior número possível de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma caravana do Ministério do Meio Ambiente realizou um encontro nesta terça-feira (16), em Macapá, com técnicos de extensão rural e assistência técnica, além de analistas de órgãos públicos.

O CAR é um registro público eletrônico, obrigatório a todos os imóveis rurais no Brasil, que conta com um sistema integrado. A ferramenta disponibiliza informações em nível nacional, como a área de cobertura de vegetação, e dá acesso aos polígonos dos imóveis, assegurando sigilos de dados pessoais.

Reunidos no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), técnicos do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) discutiram, junto com equipes das prefeituras locais e da Fundação Roberto Marinho, a importância do cadastramento para a regularização ambiental dos imóveis rurais.

Macapá foi a primeira capital do Norte a receber a caravana. Encontros similares vão ocorrer também em Belém e Santarém (PA), Manaus e Boca do Acre (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

De acordo com o engenheiro florestal do SFB, Daniel Carneiro, o Cadastro Ambiental Rural é uma implementação do novo Código Florestal.

Ele explica que o CAR deve conter o percentual mínimo de reserva legal que o imóvel rural possui, de modo que o Governo Federal também possa planejar, o que possibilita propor políticas ambientais que podem captar recursos para recuperar rios de vegetação ao de nascentes, além de ferramentas agroflorestais para trazer produção econômica dentro dos plantios de recuperação de áreas degradadas.

“Esse módulo de cadastro permite ao produtor rural um melhor planejamento do imóvel, para que ele tenha o conhecimento das áreas de vegetação a serem preservadas nas beiras dos córregos, ao redor das nascentes, nos topos dos morros, entre outros, além de benefícios para o próprio proprietário como para o governo”, destacou.

Além do cadastro, o curso online de CAR da caravana Florestabilidade também foi divulgado durante a reunião. Segundo a analista de projetos Júlia Marins, da Fundação Roberto Marinho, a plataforma ensina como formar um cadastro de qualidade, com garantia de certificado digital.

“Esse curso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o serviço Florestal Brasileiro e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia [Imazon]. É gratuito e totalmente online. O objetivo é levar a informação completa e de forma prática para as pessoas”, disse.

G1