Para alcançar o nível ouro, o cidadão pode validar a conta com um certificado digital ICP-Brasil

Mais de 100 milhões de contas do GOV.BR já migraram dos níveis bronze para os níveis prata ou ouro. Isso representa mais de 60% do total de 167 milhões de contas ativas na plataforma, segundo a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A mudança traz benefícios importantes: além de mais segurança, as contas prata e ouro permitem acessar um número maior de serviços públicos online, de forma mais personalizada. “A ideia é oferecer serviços sob medida para cada pessoa, criando a sensação de que existe um governo para cada cidadão”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Enquanto as contas bronze já permitem ao usuário do GOV.BR acessar serviços como alistamento militar e inscrição no Enem, as contas ouro e prata permitem ir além: é possível assinar documentos digitalmente, compartilhar dados e usar serviços que exigem maior nível de segurança, como a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
A jornalista Tallita Guimarães, de 34 anos, é uma das usuárias do GOV.BR. Ela destaca a praticidade da plataforma. “Gosto muito da ideia de reunir vários serviços num só lugar. Fiz a inscrição para o CPNU de 2024 por lá”, conta. Tallita também usa a assinatura digital com validade jurídica. “Economiza tempo e dinheiro, é muito útil”, diz. Neste mês, ela fez a declaração do IR usando os dados da pré-preenchida. “Tudo pela plataforma, com minha conta prata.”
Como subir de nível no GOV.BR
Para transformar uma conta bronze em prata, existem algumas opções:
- Vincular uma conta bancária de um dos 14 bancos credenciados e fazer o reconhecimento facial pelo app do banco;
- Associar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e validar os dados com reconhecimento facial no app GOV.BR;
- Para servidores públicos federais, também é possível validar os dados com o login Sigepe.
Para alcançar o nível ouro, o cidadão pode:
- Usar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e ler o QR Code no app GOV.BR;
- Validar a conta com um certificado digital compatível com a ICP-Brasil;
- Ou fazer o reconhecimento facial com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esse nível dá acesso a todos os mais de 4.500 serviços disponíveis na plataforma.
Apesar de todas essas camadas de segurança, o secretário alerta que a proteção da conta também depende do usuário. “A conta GOV.BR é pessoal. Com ela, é possível, por exemplo, pegar empréstimos consignados ou transferir um veículo. Por isso, nunca compartilhe sua senha”, orienta Rogério Mascarenhas. Ele também recomenda ativar a verificação em duas etapas para tornar o acesso ainda mais seguro.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos