
No dia 26 de setembro, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu a visita oficial de uma delegação composta por treze representantes do Instituto de Modernização de Angola (IMA). O encontro teve como objetivo apresentar a experiência brasileira em certificação digital sob os aspectos regulatório, tecnológico e operacional.
A programação incluiu a apresentação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), com destaque para seus fundamentos e funcionamento, o case da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a interoperabilidade de identidades eletrônicas para interação com o Estado. A delegação também visitou a sala-cofre do ITI, espaço estratégico para a segurança da certificação digital no Brasil.
A delegação de Angola foi composta por: Meick Sandro da Costa Lopes Afonso, Gil Stelvio João Soares, Leonel Camilo Neto Arias, Vlaldmir Chicapa, Usiel Gonçalves, Edera Barreto, Benadade Chipikita, Muai Lopes, Samuel Salomão, Cruz Joaquim da Gama, António Pessoano Weya, Miguel Fitas e Willian Oliveira.
Participaram do encontro, pelo ITI, o Diretor-Presidente, Enylson Camolesi; o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normatização, Pedro Cardoso; o Diretor de Tecnologias de Identificação, Maurício Coelho; o Diretor de Infraestrutura Tecnológica, José Rodrigues Gonçalves Júnior; o Chefe de Gabinete, Eder Eustaquio Alves; além de coordenadores, assessores e equipe técnica da autarquia.
Também estiveram presentes representantes da empresa parceira Kryptus: Roberto Gallo, Thierry Martin e Lucas Martins.
Fonte: ITI