
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou a Portaria nº 52, de 11 de setembro de 2025, que cria a estrutura de governança do Instituto, instrumento que reforça o compromisso com uma gestão mais eficiente, transparente e orientada a resultados.
A principal novidade é a criação do Comitê de Governança Estratégica (CGE), instância máxima de governança no ITI, responsável por definir diretrizes e estratégias institucionais, promovendo a integração entre planejamento estratégico e gestão de riscos, além de supervisionar e avaliar os resultados relacionados à governança digital, segurança da informação e proteção de dados.
Para apoiar o CGE, a portaria institui dois subcomitês especializados:
- Subcomitê de Governança Digital e Segurança da Informação (SGDSI): articula a governança digital e a segurança da informação, além de promover padronizações e melhorias contínuas em instrumentos como o Plano de Transformação Digital, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Política de Segurança da Informação e o Plano de Dados Abertos.
- Subcomitê Gestor de Planejamento Estratégico (SGPE): instância responsável por acompanhar e fortalecer o planejamento estratégico institucional, além da gestão de riscos, integridade e controles internos.
Segundo o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, “a nova estrutura visa garantir uma administração mais moderna, integrada e preparada para os desafios da transformação digital e da segurança da informação.”
A estrutura proposta na portaria se alinha às diretrizes da governança pública federal e reforça os princípios da legalidade, da eficiência, da transparência e da inovação no serviço público.
Fonte: ITI