Notícias

INSS exigirá certificado digital A3 para acesso de usuários externos a sistemas, a partir de junho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que o acesso de usuários externos aos seus sistemas será realizado exclusivamente por meio de Certificado Digital do tipo A3, a partir de 30 de junho de 2026. A medida tem como objetivo reforçar a segurança da informação e a integridade dos serviços prestados. 

De acordo com o INSS, a exigência do Certificado Digital A3 é considerada necessária em razão da sensibilidade dos dados tratados e do crescimento da demanda por acessos externos aos sistemas do órgão. 

O uso exclusivo desse tipo de certificado amplia a confiabilidade no processo de autenticação, contribui para a prevenção de acessos não autorizados e reduz riscos relacionados à segurança da informação. 

O Instituto informou que permanece à disposição para esclarecimentos adicionais sobre a implantação da medida.

 

Fonte: TRF 1

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply