De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), não é mais possível fazer a renovação automática das receitas. Agora, o paciente deverá ir, presencialmente, ao médico. Em caso de dificuldade de comparecimento presencial ao médico, a farmácia aceita documentos assinados digitalmente (certificado digital tipo ICP-Brasil) e encaminhados no e-mail.

Por Camila Falabela, g1 Minas — Belo Horizonte
A partir de agora, pacientes que dependem de medicamentos imunossupressores, aqueles que evitam a rejeição do órgão transplantado, devem renovar a receita presencialmente na Farmácia de Minas, para então fazer a retirada pelo SUS.
A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Durante o período crítico da pandemia do Coronavírus, a renovação poderia ser feita automaticamente pela Internet, mas, segundo a pasta, o processo mudou devido à falta de novos ofícios do Ministério da Saúde.
Veja o passo a passo para fazer a renovação:
Para renovar a receita e dar continuidade no tratamento, o paciente deverá comparecer ao médico e solicitar preenchimento completo do Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento (LME) e prescrição médica, além de realizar exames que porventura forem necessários.
Com o laudo, receitas e exames em mãos, o paciente deverá comparecer à Farmácia de Minas para renovação e retirada do medicamento.
Em caso de dificuldade de comparecimento presencial ao médico, a farmácia aceita documentos assinados digitalmente (certificado digital tipo ICP-Brasil) e encaminhados no e-mail.
Para a Regional Belo Horizonte, os documentos podem ser encaminhados no endereço: farmaceuticos.bh@saude.mg.gov.br .