Os estudantes dos cursos técnicos nas modalidades integral e subsequente do Instituto Federal da Paraíba contam agora com mais uma ferramenta que vai facilitar suas vidas, principalmente para os que estão concluindo seus cursos. Trata-se da emissão dos diplomas, que desde o início de maio, estão sendo assinados de forma eletrônica. A entrega destes diplomas será feita através do e-mail acadêmico e do e-mail secundário cadastrado pelo estudante no momento da matrícula, além de ser disponibilizado o acesso à representação visual, através do SUAP.
De acordo com a diretora de Cadastro Acadêmico, Lígia Verônica Cabral, os diplomas serão assinados pelos gestores através de um certificado digital – ICPEdu, plataforma de emissão de certificados digitais, disponibilizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Essa modernização na emissão dos diplomas acadêmicos vai agilizar o processo de entrega ao estudante, além de diminuir os custos já que haverá redução na compra de formulário específico para impressão dos diplomas. Os diplomas poderão ser validados eletronicamente e terão o mesmo valor legal do diploma impresso.
O IFPB já emite o diploma digital para os cursos superiores implementado pela Portaria MEC nº 554/2019. O diploma digital é aquele que tem sua existência, sua emissão e seu armazenamento inteiramente no meio digital, e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A diferença entre o diploma eletrônico e o digital é que o primeiro, possui armazenamento e autenticação feitos pelo IFPB e o digital armazenamento se dá pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Fonte: Instituto Federal da Paraíba