Notícias

Identificação correta de produtos aumenta visibilidade dos sellers em marketplaces

Além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos, o consumidor ganha mais informação e segurança.

No universo digital, os marketplaces usam numerações únicas para estabelecer a singularidade de um produto e também para permitir a pesquisa de preços e comparações técnicas, por exemplo, para que um produto seja mais facilmente encontrado tanto pelos buscadores do Google quanto pelos consumidores. É o caso do Google Shopping, eBay e Amazon, entre tantos outros.

Adotar uma numeração única como medida é muito simples e garante maior visibilidade nos resultados de busca. O GTIN (sigla em inglês para Número Global do Item Comercial), também conhecido como EAN, código de barras dos produtos, nada mais é do que a numeração que consta abaixo das listas que formam o código de barras, amplamente utilizado pelo varejo físico.

Além do código GTIN ser uma identificação única e intransferível, específica e exclusiva para cada item comercial, ele também permite buscar as informações que foram cadastradas no produto e identificá-lo em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. Ou seja, com o GTIN, é possível, de forma ágil e simples, rastrear e comparar itens em sites e plataformas de e-commerce.

O GTIN também possibilita comprovar a origem da mercadoria, gerenciar melhor o estoque, fazer a emissão das notas fiscais e acompanhar os pedidos. Aqui está outro diferencial de mercado, já que a empresa pode acompanhar todas as etapas do pedido, garantindo que o consumidor receba o produto correto no prazo combinado, graças à rapidez e à precisão na entrega.

Com o crescimento expressivo de pedidos a lojas virtuais e a adaptação de negócios físicos para o meio digital como forma de enfrentar a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus, diferenciar-se em um ambiente tão competitivo passou a ser mais importante do que nunca. 

O GTIN é uma das padronizações que estão sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e uma ferramenta que auxilia as empresas nesse processo de diferenciação, além de promover o engajamento do consumidor para que as lojas protejam seus clientes na compra inequívoca daquilo que procura.

Fonte: Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR