Plataforma do governo federal já superou total de acessos do ano passado. Presidente da AARB reforça papel do certificado digital como chave para acesso seguro e confiável a serviços públicos

O número de brasileiros que acessaram a plataforma GOV.BR ultrapassou a marca de 130 milhões de acessos únicos em 2025, superando o total registrado durante todo o ano anterior. Com mais de 12 mil serviços disponíveis — sendo 4.600 federais e outros 8 mil de estados e municípios — a plataforma se consolida como a principal porta de entrada digital para o relacionamento entre o cidadão e o Estado.
Um dos fatores que reforçam essa confiança e crescimento é a possibilidade de acesso seguro por meio do certificado digital ICP-Brasil, que garante o nível Ouro de segurança na conta GOV.BR. Essa autenticação digital permite que o usuário tenha acesso a serviços sensíveis, como assinatura digital de documentos com validade jurídica, transferência de veículos, abertura de empresas e consultas previdenciárias.
“O certificado digital ICP-Brasil é o que há de mais seguro na identificação digital. Ao permitir o acesso ao GOV.BR com esse nível de autenticação, o governo garante que apenas o titular da identidade digital possa realizar ações sensíveis, com respaldo jurídico e criptografia forte”, destaca Jorge Prates, presidente-executivo da AARB (Associação das Autoridades de Registro do Brasil).
“Essa integração entre a ICP-Brasil e o GOV.BR representa um marco na transformação digital do Estado. É o caminho natural para serviços públicos mais eficientes, acessíveis e seguros”, complementa.
Identificação digital confiável para todos os brasileiros
O certificado ICP-Brasil funciona como uma identidade eletrônica e é amplamente adotado por profissionais liberais, empresários, servidores públicos e cidadãos que precisam realizar atividades com alto grau de confiabilidade digital. Ele permite o acesso direto ao nível Ouro da conta GOV.BR, que oferece mais funcionalidades e segurança.
Com a rápida adesão da população e melhorias contínuas na plataforma, a tendência é de que o GOV.BR siga como referência global de governo digital, combinando tecnologia de ponta, privacidade de dados e eficiência nos serviços públicos.