Jucerja em breve aceitará os registros societários de forma digital
Com o intuito de discutir temas relacionados à utilização do certificado digital pessoa física, o presidente e o diretor da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Nivaldo Cleto e Bruno Linhares visitaram, no último dia 3 de maio, a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja).
Na ocasião, o presidente Luiz Paranhos Velloso e o diretor de TI, José Luciano da Silva, informaram que em breve a Jucerja recepcionará os atos societários de forma 100% digital utilizando portais de assinaturas interoperáveis.
Cleto aproveitou o encontro para informar que o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil) criou um grupo técnico de trabalho para regulamentar a utilização de portais de assinaturas. Também trocou informações sobre o funcionamento dos registros de atos societários 100 % digitais nas juntas comerciais de Minas Gerais e de São Paulo e apresentou cases de registro de atos societários digitais nos cartórios de registro de pessoas jurídicas em São Paulo.
Como exemplo citou as assembleias gerais ordinárias e extraordinárias realizadas pela AARB, que possui diretores em seis diferentes estados do Brasil, cujas assinaturas das atas são coletadas em portais de assinaturas e registradas em cartórios. Todo o procedimento é realizado com assinatura digital.
“Parabenizo o presidente Velloso pela Jucerja ser uma das pioneiras em fornecer a cópia com autenticidade comprovada de qualquer ato societário registrado em até uma hora pela internet. Esse tipo de iniciativa é um grande serviço quando o usuário necessita de urgência”, lembrou Cleto.