Na última quinta-feira, 14, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, recebeu, na sede do Instituto, em Brasília, o sócio da Certisign, Autoridade Certificadora de 1º nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, Nicola Cosentino, e o sócio-fundador da Autoridade de Registro Digicerti, Eduardo Cairoli.
Buz recebeu as boas-vindas de Cosentino e Cairoli, que na oportunidade apresentaram suas empresas e destacaram alguns dos pontos que podem ser aprimorados para o crescimento e fortalecimento do Sistema Nacional de Certificação Digital.
O diretor-presidente do ITI acolheu as sugestões apresentadas e apoiou a proposição de ideias. “A ICP-Brasil precisa ser modernizada para atender as demandas de digitalização e desburocratização propostas pelo Governo Federal. A participação de todas as empresas e entidades que fazem parte da ICP-Brasil no desenvolvimento de estratégias seguras e eficientes para que alcancemos os avanços necessários é muito importante”, enfatizou Buz.
Entre os temas tratados no encontro estiveram o fortalecimento de ações para o combate às fraudes, os trabalhos para massificação do uso do certificado e a ampliação do número de aplicações e sistemas que fazem uso da tecnologia. “O cidadão precisa enxergar o certificado digital como um benefício e não uma obrigação”, explicou Cosentino.
Fonte: ITI