Notícias

CNJ reforça segurança do PJe e modifica autenticação com certificado digital

Para ampliar a proteção das credenciais de acesso e evitar o uso compartilhado de contas, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implementou novas medidas de segurança no processo de autenticação com certificado digital no Processo Judicial Eletrônico (PJe) ou jus.br(via SSO).

As alterações foram adotadas após a identificação do reaproveitamento de dados de autenticação gerados anteriormente, prática associada ao uso de robôs, scripts automatizados ou mecanismos semelhantes. Diante desse cenário, o CNJ ajustou o processo de login para impedir a reutilização dessas informações.

Autenticação

Com o novo padrão, cada tentativa de acesso ao PJe com certificado digital passa a exigir uma validação específica, vinculada exclusivamente ao momento do login. Tentativas repetidas que não sigam esse padrão podem resultar no bloqueio automático do usuário no sistema de autenticação única (SSO).

Conforme informações do CNJ, eventuais bloqueios não decorrem de falhas no sistema, mas da aplicação de novas medidas de segurança. Nessas situações, os usuários devem regularizar o acesso por meio da geração de nova senha no PJe ou no sistema corporativo (usuários internos).

Impactos

Entre os principais efeitos mapeados estão erros de login e a perda do pareamento do Mecanismo de Autenticação Multifator (MFA), especialmente para usuários que utilizavam procedimentos antigos de autenticação. Como o novo controle é baseado na sessão do usuário, torna-se necessária a limpeza completa do cache do navegador  e não apenas da última hora.

Orientações

Caso o acesso não seja restabelecido mesmo após a limpeza total do cache, a orientação é gerar uma nova senha no PJe ou diretamente no sistema corporativo. Persistindo o problema, o usuário deverá abrir um chamado junto ao CNJ para a verificação do status de acesso no SSO.

As medidas visam fortalecer a segurança do PJe e garantir o uso correto e individual das credenciais de acesso.

 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
GD Giesecke+Devrient
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply