A Carteira de Identidade Nacional (CIN) recebeu, na sexta-feira (7/6), no Chile, o prêmio High Security Printing América Latina como melhor documento de identificação da região. A CIN reduz a possibilidade de fraudes, estabelece dados íntegros para os cadastros do governo e amplia a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil. Até o momento, quase oito milhões de brasileiros já possuem o novo documento.
“Este prêmio é um reconhecimento do esforço brasileiro para modernizar o seu sistema de identificação. Estamos vencendo uma luta de 40 anos com a CIN”, celebra o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Ao divulgar a premiação, os responsáveis destacaram que, entre as novidades incorporadas a CIN, está a inclusão de um QR Code, que apresenta a opção de consulta fácil e confiável pelas unidades de atendimento públicas e privadas. Também foi considerada a inclusão de uma área específica para a MRZ, que possibilita o uso da nova carteira como documento de viagem, desde que haja acordo entre os países.
Alinhada ao GOV.BR, a CIN possibilita ainda uma melhor identificação dos brasileiros em meios digitais. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital e mudar o nível da sua conta. O primeiro passo é selecionar a opção “aumentar nível”. Com o documento em mãos, use o aplicativo para ler o QR Code impresso na CIN e realizar o reconhecimento facial.
É possível, inclusive, baixar a CIN em formato digital e salvar na carteira de documentos do aplicativo do GOV.BR. O documento digital tem o mesmo valor do físico.
O novo documento possui padrão nacional e tem o CPF como número único. Assim, não é mais possível ter mais de um RG por estado, como era antigamente. “A CIN é mais que um documento de segurança, ela estabelece um novo relacionamento do cidadão com o Estado, é um instrumento de cidadania”, complementa o secretário.
A partir da base de dados da CIN, também será possível melhorar os serviços públicos, pois a administração pública poderá acompanhar todo o ciclo de vida dos cidadãos, podendo inclusive ofertar serviços ou benefícios de forma proativa. No futuro, será possível avisar pessoas sobre aposentadoria ou sobre o direito a um benefício como o BPC ou orientar um jovem que acabou de terminar o ensino médio sobre o Enem.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos