A partir de agosto, o governo federal deverá publicar um ranking dos serviços públicos digitais, a partir da avaliação dos usuários com notas de 1 a 5 – como se dá normalmente com os mais diversos aplicativos disponíveis pela internet.
Uma portaria (548/22) da Secretaria de Governo Digital, publicada nesta terça, 25/1, traz ajustes na atual ferramenta de pesquisa de satisfação, prevê avaliação com critérios como clareza das informações, adequação da linguagem ao público, facilidade de uso, qualidade dos canais de comunicação, custo ou esforço para a obtenção do serviço, disponibilidade, e também disciplina o autodiagnostico pelos órgãos que oferecem os serviços digitalizados.
Segundo a SGD, o objetivo é que a partir das opiniões dos usuários, os órgãos e entidades possam realizar planos de ação para melhorias na oferta do serviço. As notas médias de satisfação dos serviços digitais obtidas pelos órgãos serão publicadas na forma de ranking na plataforma GOV.BR.
Também a partir de agosto a SGD deverá disponibilizar aos órgãos e entidades da administração federal a ferramenta de autodiagnostico, a partir de questionário. Os serviços com pior avaliação dos cidadãos serão prioritários para realização do autodiagnóstico.