O mês de março de 2022 marca o início da operação do projeto Câmara sem Papel. Com isso, o legislativo rio-pretense passa a realizar de forma totalmente digital o protocolo e o trâmite de proposituras.
Isso significa que nos gabinetes dos vereadores não será mais necessário imprimir projetos, indicações, requerimentos para apresentar e protocolar na Diretoria Legislativa. Tudo isso agora pode ser feito em instantes, por sistema digital. Relatórios e parecer de comissões também serão apresentados da mesma forma.
“Nós vamos ter os vereadores dando parecer nas comissões direto do seu notebook, do seu celular, tudo com assinatura digital. Toda a documentação que a gente encaminha para o Executivo agora também será de forma digital. É um ganho de tempo e um ganho muito grande na transparência”, explica o presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota).
Além de proporcionar mais agilidade à apresentação e à tramitação das propostas, a medida também busca minimizar impactos ambientais. “Em termo de material, há uma perspectiva de economia de 40 mil folhas de papel no ano. Isso é um ganho ambiental importante. A gente também reduz muito uso de toner, que é um outro produto que afeta a natureza”, relata o presidente.
O projeto Câmara Digital-Câmara Sem Papel é uma iniciativa da Mesa Diretora, Diretoria Geral e Diretoria Legislativa. A ação prevê ainda o desenvolvimento de um aplicativo para celular. Pela ferramenta, a população poderá acompanhar o trâmite dos projetos e as atividades realizadas pelos vereadores. O app, que está em fase de testes, será lançado em breve.
“Eu estou muito animado porque nós vamos dar um salto, nós vamos proporcionar à população maior acesso a tudo que acontece aqui no Poder Legislativo da nossa cidade.”