Sistema vai permitir criação, assinatura digital e movimentação de documentos totalmente on-line.

Aconteceu na semana passada, na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma capacitação para todos os servidores efetivos e comissionados para utilização do Sistema Integrado de Processo Eletrônico (Sipe). O software foi criado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e cedido gratuitamente por meio de um convênio com o Município de Itajaí. O Sipe permitirá que todos os processos e comunicações internas sejam realizados por meio eletrônico, com comprovação de autoria, assinatura digital e integridade dos dados públicos.
Nos últimos 12 meses, todos os setores da Câmara juntos fizeram 392 mil impressões. Com a implementação do sistema, a ideia é diminuir expressivamente este número.
Após a capacitação no uso do Sipe, os servidores terão um mês para se adaptar ao sistema. No segundo mês, os documentos destinados ao RH, Almoxarifado e Controle Interno serão enviados obrigatoriamente pela nova ferramenta. Já no terceiro mês, todas as comunicações serão exclusivamente feitas pelo sistema integrado.
A redução do uso de papel é um dos objetivos do Plano de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí. Além disso, desde 2018, a instituição utiliza papel A4 produzido a partir do bagaço de cana de açúcar, que causa um menor impacto ambiental na produção em relação aos papéis convencionais.
—
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social