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Assinatura digital: o presente e o futuro

Demanda por agilidade na transação bancária cresce e exige novos instrumentos do setor

Os bancos estão passando por uma transformação para tentar se adequar às exigências dos consumidores pois o sistema bancário tradicional não oferece as funcionalidades esperadas por seu público-alvo.

Diante deste cenário, os clientes desejam mais agilidade nas transações bancárias, como forma de economizar tempo e manter sua vida e negócios em evolução. A assinatura eletrônica é uma forma de criar mais conectividade em um ambiente totalmente digital, ferramenta que aumenta o retorno dos investimentos em tecnologia da informação e garante a fidelização dos consumidores.

Recentemente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou uma nova regulamentação que permite a abertura e o fechamento de contas pela internet, requerendo que os bancos providenciem procedimentos e controles para garantir a autenticidade e a segurança das informações enviadas eletronicamente.

Durante décadas, porém, os bancos direcionaram grandes investimentos em soluções tecnológicas de extrema complexidade, com baixo nível de integração e pouco potencial de evolução. A combinação de elementos como mobilidade, cloud computing, computação cognitiva e big data demoraram para engrenar como forma de reduzir o custo operacional, otimizar a venda de produtos e oferecer maior conhecimento sobre os clientes.

Em instituições mais conservadoras, essas práticas estão longe de ser utilizadas.

A assinatura digital foi instituída com o objetivo de garantir a autoria, a autenticidade e a validade de documentos armazenados na nuvem, utilizando um sistema de criptografia de dados, o que garante que documentos, e-mails e outros dados possam ser compartilhados de forma legal, sem prejudicar sua integridade.

Além de garantir que o remetente da mensagem é quem ele afirma ser, a assinatura digital permite saber se um documento foi violado e quando isso ocorreu, oferecendo segurança contra fraudes e falsificações digitais.

É necessário que os bancos concentrem seus esforços na oferta de produtos customizados e distribuídos em múltiplos canais que facilitem o atendimento de seus clientes e reduzam ao máximo a presença física do cliente na agência. Assinatura digital é o presente e o futuro das transações bancárias.

Marco Américo, vice-presidente de Operações da DocYouSign

DCI – 17/08
 

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