O artigo The Digital Degree Certification Revolution in Brazil and Beyond, produzido pelos professores Antônio Carlos Mariani, Jean Everson Martina e pelo doutorando Lucas Machado da Palma, vinculados ao Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi publicado pela revista Communications of the ACM. O texto aborda a revolução na certificação digital de diplomas no Brasil, contando a contribuição da Universidade nesse trabalho. A edição de agosto da revista apresenta uma seção especial sobre os principais avanços em computação na América Latina.
A proposta de digitalização completa de documentos acadêmicos surgiu a partir da necessidade de combater a proliferação de diplomas falsos e aumentar a acessibilidade e segurança dos documentos acadêmicos, de acordo com os autores do artigo. A iniciativa foi impulsionada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), que criou o modelo de documentos acadêmicos digitais utilizando a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e assinaturas digitais XML (XADES).
“Nosso departamento participou ativamente em todas as etapas de construção do projeto de diploma digital do MEC. Desde a fase de concepção até a implementação, estivemos envolvidos no desenvolvimento das soluções técnicas e na definição dos padrões de segurança”, informa o professor Jean Everson Martina.
Mais transparência, agilidade e segurança
O Diploma Digital do MEC foi a base utilizada para construir a blockchain empregada no projeto Jornada do Estudante, uma iniciativa que visa melhorar a experiência educacional dos alunos desde o ingresso até a conclusão dos estudos. Este projeto é financiado pelo MEC e executado pelo Laboratório de Segurança em Computação e pelo Laboratório Bridge, ambos do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. “A digitalização dos diplomas é um dos frutos desse projeto, trazendo benefícios como maior transparência, agilidade e segurança na emissão e verificação dos diplomas”, de acordo com Jean.
De acordo com o professor, o projeto do diploma digital, que começou na UFSC, tornou-se uma política de estado, sendo executado por mais de 3.000 instituições de ensino superior em todo o Brasil. Atualmente está sendo estudada a expansão dessa tecnologia para outras etapas de ensino, incluindo pós-graduações e cursos técnicos e profissionalizantes. A digitalização completa dos documentos acadêmicos tem o objetivo de simplificar processos administrativos e reduzir fraudes, ao mesmo tempo em que promove uma maior acessibilidade para estudantes e instituições.
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Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)