Os segurados e seguradas da Previdência Municipal de Belém já podem agendar atendimentos de Perícia Médica via aplicativo de celular Meu RPPS. A novidade foi anunciada, nesta segunda-feira, 12, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI), do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB).
Além da marcação do atendimento, a ferramenta digital permite também consultar o andamento da solicitação, enviar documentos digitalizados, capturar fotos e receber laudo de perícia médica. Conforme o diretor do NUTI, Dhony Vale, a implantação de novas tecnologias – aplicativos, sistemas e módulos – possibilitou a criação de diversos serviços digitais no Instituto desde o ano de 2021.
Portal
Uma dessas ferramentas é o Portal de Perícia Médica, sistema de gestão acessado via Internet para atendimentos da Coordenadoria de Perícia Médica e Social (CPMS) do IPMB. Com a nova tecnologia digital, servidores públicos efetivos de Belém, que precisarem marcar a Perícia Médica para fins previdenciários, podem agendar o serviço pelo aplicativo Meu RPPS.
Para isso, basta acessar o app e localizar a tecla “Perícia Médica”. Nessa função, a ferramenta permitirá ao segurado, no momento do agendamento, anexar e enviar documentos necessários à realização da perícia médica, como laudo médico ou atestado médico, contracheque, exames complementares e documentos pessoais (RG ou CNH), além de inserir foto digitalizada ou capturar foto.
“O próprio aplicativo emitirá notificação de confirmação do agendamento, com data, horário e nome do médico perito, ou vai notificar em caso de problemas com a documentação enviada. Essa notificação poderá ser baixada no celular em formato PDF”, explica Dhony Vale.
Validador Online
Na mesma tecla, será possível consultar o andamento da solicitação e, depois do atendimento, o segurado poderá receber pelo app o laudo de perícia médica assinado de modo digital. A autenticidade da assinatura digital poderá ser confirmada por meio do Validador Online disponível na internet (acesse aqui).
Em breve, a perícia médica poderá também ser agendada via site do Instituto. Para a médica perita Renata Fontelles, coordenadora de Perícia Médica e Social do IPMB, a nova ferramenta é muito importante para dinamizar o atendimento do setor. “Queremos que os serviços da Perícia Médica alcancem, de forma igualitária, a todas as pessoas que procurarem nossos serviços, de modo que todos tenham os mesmos direitos e as mesmas formas de acesso”, ressalta.
A perícia médica é responsável por avaliar a capacidade para o trabalho e constatar a incapacidade temporária ou definitiva (aposentadoria) de servidores municipais para exercerem as atividades profissionais, além de poder indicar readaptação funcional; emitir Licença-Saúde ou Parecer Técnico para reversão e reintegração ao trabalho.
Texto: Walrimar Santos
Fonte: Prefeitura de Belém