
O Hospital Rafael Fernandes (HRF), em Mossoró/RN, celebra um resultado histórico no faturamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), que alcançou crescimento de 149% no mês de novembro de 2025, sendo o melhor desempenho mensal desde fevereiro de 2022.
A AIH é um documento essencial no Sistema Único de Saúde (SUS) que autoriza e registra internações nos hospitais e possibilita o financiamento das despesas de atendimento do paciente.
O Faturamento AIH de novembro de 2025 foi de R$ 347.420,05, resultado da inserção dos dados de forma segura e qualificada graças à implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente através do PEP+RN, ocorrida em setembro de 2025. Além da ferramenta tecnológica, houve melhoria dos processos de trabalho e qualificação dos dados assistenciais.
A coordenadora do setor de faturamento do HRF, Ana Júlia Cruz, ressalta a importância de boas práticas que devem ser aplicadas pelos profissionais envolvidos. “Cada dado bem registrado significa uma produção reconhecida, cada evolução completa resulta em um faturamento garantido”.
A manutenção dos dados completos, atualizados e corretos, com a devida assinatura eletrônica dos profissionais são práticas que fortalecem o faturamento automatizado do hospital, contribuindo para a sustentabilidade financeira e para uma assistência qualificada, humanizada e centrada na jornada do paciente.
Fonte: De Fato

























