
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul já podem consultar e emitir o boleto do IPVA 2026 por meio do Portal E-Fazenda, plataforma oficial da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MS). A liberação antecipada do serviço marca mais um avanço na digitalização do atendimento ao cidadão e na oferta de serviços públicos com maior eficiência e segurança.
Para acessar o documento, o contribuinte deve entrar no endereço eservicos.sefaz.ms.gov.br e autenticar-se com conta Gov.br utilizando certificado digital compatível com o padrão ICP-Brasil. Essa exigência garante a correta identificação do usuário, protege dados sensíveis e assegura a integridade das informações tributárias disponibilizadas pelo sistema.
O uso da ICP-Brasil, infraestrutura oficial de certificação digital do país, reforça a confiabilidade do processo ao garantir autenticidade, sigilo e validade jurídica nas operações realizadas dentro do portal — elementos fundamentais para o ambiente fiscal estadual.
Com a antecipação da emissão, o contribuinte pode se planejar com mais tranquilidade para quitar o imposto, seja à vista — aproveitando o desconto de 15%, o segundo maior do Brasil — seja de forma parcelada. Para 2026, as parcelas vencem em:
-
30 de janeiro
-
27 de fevereiro
-
31 de março
-
30 de abril
-
29 de maio
O valor mínimo é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Além do acesso digital, a Sefaz reforçará o atendimento com o envio dos boletos físicos pelos Correios a partir de 2 de dezembro.
Como emitir o boleto do IPVA 2026
-
Acesse eservicos.sefaz.ms.gov.br;
-
Clique em “Entrar com Gov.br” e autentique-se com certificado digital ICP-Brasil;
-
Realize ou atualize seu cadastro no E-Fazenda;
-
Selecione “IPVA – CIDADÃO”;
-
Confira os débitos exibidos pelo sistema;
-
Escolha os valores a pagar ou clique em “Gerar próxima parcela”;
-
Para pagamento à vista, selecione “Cota Única” e clique em “Emitir DAEMS”;
-
Finalize a operação e gere o boleto.
A exigência do acesso seguro por meio de certificado digital ICP-Brasil reforça a política do governo estadual de modernização tecnológica com proteção de dados, garantindo ao contribuinte um ambiente confiável para consultar e quitar suas obrigações tributárias.
Com informações da Sefaz-MT
























