Notícias

Prorrogada exigência do novo certificado digital no eSocial

O eSocial, sistema do Governo Federal que centraliza informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, iria implementar a partir de 30 de junho de 2025 um novo padrão de certificado digital, com base em criptografia mais robusta (SHA‑384 + RSA), visando reforçar a segurança nas conexões com seus servidores .

No entanto, por meio de comunicado oficial no portal GOV.BR, essa obrigatoriedade foi adiada para 2026. A medida foi tomada para que empresas, escritórios contábeis e órgãos públicos tenham mais tempo para se adaptar às novas exigências técnicas do certificado digital 

O que muda com o novo padrão

  • Adoção do padrão de segurança SHA‑384 + RSA para comunicação TLS, fortalecendo a proteção contra vulnerabilidades.
  • A certificação passará a seguir a cadeia ICP‑Brasil V10, exigindo atualizações em bibliotecas, frameworks e sistemas de assinatura digital.

Motivações para o ajuste de prazo

  • Foi identificada dificuldade técnica por parte de pequenas empresas e fornecedores de software em suportar o novo padrão.
  • Para evitar interrupções nos envios ao eSocial, o governo federal prorrogou o prazo visando uma transição segura e estável.

Próximos passos e cronograma

  • O Comitê Gestor do eSocial deve divulgar, ainda nos próximos meses, um cronograma detalhado incluindo fases para homologação (produção restrita) e produção plena, com datas segmentadas por porte e tipo de empregador.
  • Os ambientes web, inclusive os módulos simplificados (empregador doméstico, MEI, segurado especial), vão continuar operando normalmente até a nova implementação

Fontes: eSocial, Convergência Digital e Portal Contábeis

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply