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Gestão divulga pesquisa do Cetic.br que mostra o nível de conectividade entre órgãos brasileiros e a população

Levantamento mostra que os órgãos federais e estaduais têm aumentado a presença nas redes sociais e investido na promoção de serviços públicos no ambiente digital
 
(Foto: André Corrêa/CDN)

No dia 4 de julho, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria coma Escola Nacional de Administração Pública (Enap), promoveu um evento para apresentar a Pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Governo Eletrônico de 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O estudo mostra que os órgãos federais e estaduais têm aumentado a presença nas redes sociais e investido na promoção de serviços públicos no ambiente digital.

De acordo com o levantamento, em 2023, 93% dos órgãos estaduais possuíam perfis em alguma rede social, enquanto em 2015, apenas 74% estavam presentes nas redes. Já no âmbito federal, o aumento da presença digital foi menor porque a maior parte dos órgãos já estava nas redes sociais: 99% tinham perfis nas redes no ano passado, frente a 92%, em 2015.

A pesquisa também observou que cada vez mais os órgãos federais e estaduais exigem login ou cadastro para que a população tenha acesso a algum serviço online, possibilitando a digitalização dos dados dos usuários. No âmbito federal, 87 órgãos utilizam este formato, enquanto no estadual são 454.

A coordenadora da Pesquisa TIC Governo Eletrônico de 2023, Manuella Ribeiro, explicou que a iniciativa serviu para produzir indicadores e estatísticas que permitam compreender a incorporação das TICs nos órgãos governamentais no Brasil. A população de referência do estudo contemplou órgãos públicos federais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de prefeituras.

Uma novidade trazida pelo levantamento é a preocupação com a capacitação dos funcionários no tema da Inteligência Artificial (AI). Ao todo, 60% dos órgãos federais e 26% dos estaduais fizeram investimento nesses treinamentos.

Na avaliação do assessor da Secretaria de Governo Digital (SGD) do MGI, Wagner Silva de Araújo, a pesquisa ajuda o governo na compreensão de como os brasileiros estão inseridos no ambiente digital, em seus diversos recortes. “No MGI, temos a missão de contribuir para as melhorias de políticas públicas que promovam a transformação digital no governo brasileiro. Esse documento ajudará a direcionar essa missão”, destacou Wagner.

Para a diretora-executiva da Enap, Natalia Teles, o estudo dialoga com o esforço que a Escola tem feito para produzir conteúdo de transformação digital. Ela explicou que a Enap possui várias coordenações que produzem dados relacionados ao governo digital e comparam o diagnóstico do Brasil com o de outros países ao longo do tempo.

“O Brasil é um país com muita conectividade. Essa agenda está em alta, mas não podemos discutir os assuntos na superficialidade, pois existem muitas nuances quando nos aprofundamos nos temas. A área de governo digital merece esse aprofundamento. Precisamos compreender os desafios pela frente, e essa pesquisa nos ajuda a entender melhor o cenário”, acredita Teles.

O coordenador de Projetos de Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Fabio Senne, contou que há 19 anos o Cetic.br produz dados sobre as TICs, para embasar a elaboração de políticas públicas e pesquisas. Sua missão é justamente produzir dados estatísticos e análises de impactos das tecnologias digitais na sociedade.

Senne também explicou que o levantamento apresentado trata da questão de como a conectividade está sendo usada para que a população aproveite os serviços acessíveis por meio digital. Segundo ele, o estudo tem o objetivo de olhar, em diversas dimensões, como a tecnologia tem influenciado a vida do brasileiro. “Temos dados sobre como o governo se comporta para prover serviços por meios digitais e sobre como os usuários interagem com as organizações públicas e os atores públicos pela internet”, explicou.

A Pesquisa TIC Governo Eletrônico de 2023 é realizada desde 2013, a cada dois anos. O levantamento está disponível no site Cetic.br, onde também é possível ter acesso aos estudos anteriores e a outros dados, relatórios e análises.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

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