Notícias

Auditores e inspetores fiscais ganharão identidade mais moderna

Serão três modelos: auditor de Atividades Urbanas, auditor fiscal de Atividades Urbanas e inspetor fiscal de Atividades Urbanas, com versões para servidores inativos | Foto: DF Legal

Agentes de fiscalização da DF Legal terão documento novo, servindo, inclusive, para identificação desses servidores em qualquer evento oficial e para acesso a repartições públicas

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Buscando se modernizar e dar ao contribuinte mais segurança em suas ações, além de combater qualquer tentativa de golpe, a Secretaria DF Legal adotará uma nova cédula de identidade para seus auditores e inspetores fiscais. A medida foi publicada, nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), por meio do Decreto nº 43.810.

As novas identidades também alcançarão as carreiras de auditoria da Vigilância Sanitária, Instituto Brasília Ambiental e Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O objetivo é trazer no novo documento o maior número de informações possíveis, além de um QR Code, para que no momento da abordagem o próprio cidadão possa comprovar que se trata de um agente de fiscalização do Distrito Federal.

Diferente de um crachá ou uma carteira funcional de identificação, o documento será uma identidade – como um RG ou CPF –, com número próprio servindo, inclusive, como documento oficial para identificação dos servidores em qualquer evento oficial e acesso a repartições públicas.

Além da foto do servidor e da digital do mesmo, na identidade constarão diversas informações simultaneamente, como nome, matrícula funcional, data de admissão, RG, CPF, data de nascimento, assinatura do servidor, filiação, nacionalidade, naturalidade, PIS/PASEP, Cartão Nacional de Saúde (CNS), título de eleitor, tipo sanguíneo, QR Code e as assinaturas do secretário da DF Legal e do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

O objetivo é trazer no novo documento o maior número de informações possíveis, além de um QR Code, para que no momento da abordagem o próprio cidadão possa comprovar que se trata de um agente de fiscalização do Distrito Federal

“Queremos moldar a forma como o cidadão vê as carreiras de fiscalização típicas de Estado. A cor vermelha tem inspiração no documento de outros agentes, como juízes, advogados, auditores da Receita Federal. Essa é a primeira cédula de identidade funcional das carreiras de fiscalização do Distrito Federal e é a partir dela que pretendemos dar transparência ao cidadão sobre quem o está abordando e garantir o reconhecimento de toda a sociedade”, explica o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

Ao todo, para os servidores da ativa, serão três modelos: uma para auditor de Atividades Urbanas, outra para auditor fiscal de Atividades Urbanas e a última para inspetor fiscal de Atividades Urbanas. Há previsão no decreto para que todas tenham versões para servidores inativos, destacando a palavra aposentado.

As cédulas terão um QR Code que levará ao Portal da Transparência do Distrito Federal, onde apenas com o nome do servidor será possível saber se ele realmente é lotado como funcionário público do GDF.

Todos os dados já estão sendo inseridos em uma base de dados da DF Legal e em breve as primeiras cédulas de identidade já estarão à disposição dos servidores da ativa e dos cidadãos.

*Com informações da Secretaria DF Legal

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply