Notícias

Exigência de biometria facial por bancos cresce 64% entre 2020 e 2021

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | CanalTech

A exigência de biometria combinada pelos bancos aumentou 64% em 2021 em relação a 2020. Os dados são da Flexdoc, especialista em engenharia bancária que fornece validação por imagem para bancos.

A biometria combinada é conhecida como facematch. O modelo exige uma selfie do usuário segurando o documento de identificação. É comum, ainda, que os bancos solicitem mais duas selfies adicionais para verificação mais detalhada, a chamada “prova de vida”. “Dos 7,3 milhões de facematches e provas de vida coletados em 2021, 305,9 mil foram recusados pelo sistema e marcados com alerta de fraude”, relata Luis André Lima Lemos, sócio-diretor da Flexdoc.

Já a taxa de rejeição genérica, por tentativa de fraude ou baixa qualidade de imagens ou informações fornecidas pelo cliente, ficou estável: foram 18% das operações, um total de 3,9 milhões de pacotes. O volume de registros individuais processados pela Flexdoc em 2021 equivale a duas vezes a população de Portugal, um crescimento de 47% no total de operações em um ano.

A Flexdoc detectou 2,18 milhões de documentos com níveis de autenticação inferiores a 100%. Para os bancos, porém, eles podem ser aceitos quando combinados com outros fatores de conferência. Um exemplo comum é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida com os demais tópicos de validação em ordem.

Há, ainda, casos de documentos de identidade (RG) antigos em que a aparência do cliente está bastante defasada. “Em situações como essas, a Flexdoc aponta a inconsistência e deixa a aceitação ou rejeição para as áreas de auditoria dos bancos”, explica Lemos.

Assinatura eletrônica

A Flexdoc notou, ainda, que o volume de assinaturas eletrônicas executadas em 2021 na plataforma triplicou em relação a 2019 e atingiu 2,7 milhões. “Existe uma corrida em direção à rubrica digital, já que a coleta móvel de assinatura caligráfica é um ponto fraco do processo de registro digital. A assinatura digital aumenta a segurança.”

Em 2021, a Flexdoc processou 184,7 mil cheques compensados por captação de imagem — o que inclui a conferência inteligente de assinaturas manuais. Adicionalmente, a empresa processou 4,7 milhões de títulos bancários e 184,7 mil operações de DOC.

Imagem: Reprodução/Agência Brasil/Fernando Frazão

 

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply