Notícias

Novas Urnas Eletrônicas possuem perímetro criptográfico certificado pela ICP-Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na terça-feira, 21 de dezembro de 2021, o novo modelo das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições, em 2022.

Os equipamentos, produzidos no Brasil, são do modelo UE2020 e apresentam novo design e algumas inovações. Uma delas diz respeito ao perímetro criptográfico, que foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Significa que o programador e o código-fonte do equipamento atendem aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Outro aprimoramento: o algoritmo de assinatura padronizado para estas novas máquinas é um dos mais seguros do mundo (curva E-521), conforme previsto no DOC-ICP 01.01.

Outra melhoria está na duração da bateria da máquina, que não precisa de recarga, diminuindo assim os custos de manutenção. As novas urnas eletrônicas também passam a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.


Com informações de O Globo

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply