Notícias

Congresso debate, com participação do ITI, os desafios da saúde digital

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou, no dia 10 de dezembro, do quarto dia do XVII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde – CBIS 2020, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com apoio institucional do ITI.

Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI, e Ruy Ramos, assessor especial, representaram o Instituto no Painel “Experiências com a Certificação Digital na pandemia e as perspectivas para 2021”. Moderado por Luis Gustavo Kiatake, presidente da SBIS, o debate contou ainda com a participação da Dra. Josélia Frade – Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Professor Jean Martina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para Fortner, “neste ano, junto com o difícil desafio da pandemia veio a oportunidade de colocar à disposição dos profissionais de saúde – e por que não à sociedade em geral – um serviço de grande utilidade: o validador de documentos. Para 2021, através do novo termo de execução descentralizada (TED) assinado para o desenvolvimento técnico pela UFSC, será oferecida uma versão atualizada do validador, além de disponibilizar a interface de programação de aplicações (API) para que a sociedade possa internalizar e evoluir este projeto, já tão bem recebido e consolidado pelos usuários. É o ITI fomentando uma mudança comportamental para um Brasil melhor enquanto popularizamos o uso do certificado digital ICP-Brasil”.

“A pandemia do COVID-19 trouxe inúmeros desafios para todos nós. E ao ITI, a incumbência de promover o uso do documento eletrônico seguro. A iniciativa encaminhada pelo ITI junto aos Conselhos de Medicina, Farmácia, Odontologia, SBIS e UFSC teve grande impacto, pois favoreceu a troca segura de documentos (em saúde) e como benefício, viabilizou a prescrição eletrônica, que certamente veio para ficar. Isso é um grande legado.” comentou Ramos.

Saiba mais sobre o CBIS 2020 em http://www.sbis.org.br/cbis2020

Fonte: ITI

Leia também

Mais notícias

Serviços

Consultas Processuais
Consulta Jurídica
Clipping do DOU

Convênios

eGAC
pki
CryptoID
Insania
Serpro
YIA
Class One
Partiu Clube de Vantagens
Defensus Registros
Polluz
GFSIS
Gestão AR
VHSYS
Moreira Audtores
CertClube
Kypton Tech
Ions Benefícios
Select consultoria e tecnologia
ABES - Associação Brasileira das empresas de sotfware
SafeComply