O Governo Federal alcançou o número de 3 mil serviços digitalizados. A modernização permite que os cidadãos realizem e acompanhem o andamento das solicitações realizadas, trazendo agilidade e segurança para os usuários. Entre alguns dos serviços digitais, estão o Auxílio Emergencial e a Prova de Vida Digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para acelerar ainda mais a transformação digital, foi lançado em março deste ano o programa Startup gov.br, composto por times multidisciplinares com esforços focados nos projetos digitais de grande impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho e entregas mensuráveis.
“Hoje, quase 70% de todos os 4,3 mil serviços do governo já são digitais. Nossa meta é atingir os 100% até o final de 2022, permitindo, assim, que possamos entregar aos cidadãos serviços de forma cada vez mais rápida e totalmente segura”, Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Uma das entregas da iniciativa foi o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), do Ministério da Infraestrutura, plataforma tecnológica que beneficia a categoria dos caminhoneiros ao simplificar, reduzir a burocracia e digitalizar a emissão de documentos obrigatórios.
As equipes do Startup gov.br atuam nas mais diversas frentes, como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, além da identificação digital, hoje realizada pelo aplicativo do Gov.br.
Gov.br
Conhecida como Lei do Governo Digital, a Lei nº 14.129/2021 entrou em vigor no dia 30 de junho. A norma estabelece regras e instrumentos que buscam promover o aumento da eficiência da Administração Pública. Atualmente, a plataforma Gov.br já conta com mais de 107 milhões de usuários.
Com informações do Governo Digital