Prestação de serviço público e união ao InterID fortalece as demandas para uma sociedade digital mais segura.
A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) iniciou o ano de 2022 com o alerta da ilegalidade de exigência da entrega de certificado digital em operação de empréstimo, um problema que tem causado sérios prejuízos para a sociedade. Segundo relatos de empresários do setor, clientes afirmam que vem sendo exigida a entrega do certificado digital com a sua respectiva senha à financeira para que, então, o crédito seja liberado.
Além de ilegal, tal prática é extremamente lesiva, haja vista que o certificado digital ICP-Brasil é um documento que produz assinatura eletrônica com o mesmo valor probante daquelas em papel e reconhecidas em cartório – e, por esse motivo, o certificado digital é de uso pessoal e intransferível.
A AARB continua recebendo relatos sobre a prática ilegal e lançará novamente neste ano mais um alerta para a sociedade, inclusive para a imprensa.
InterID e AARB
No dia 16 de setembro de 2022 foi lançado o Instituto Internacional de Identificação – InterID. Idealizado e fundado por Célio Ribeiro, e uma das maiores referências no tema da identificação, o instituto desenvolverá ações a partir da interação com entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, além de apoiar a integração e o processamento de informações da área de identificação com vistas à prevenção a fraude em processos de negócio.
Assista o vídeo do evento de lançamento do InterID.
A AARB associou-se ao InterID para unir esforços por uma identificação cada vez mais cidadã e que esteja prevista e garantida na lei e pelos poderes constituídos, respectivamente.
“Uma das contribuições que a AARB pode nos trazer ao debate é a sua perspectiva sobre a realidade das empresas que precisam confirmar a identidade de um indivíduo ou de uma empresa. A tecnologia PKI é comum em todo o mundo e está bastante ligada ao nosso propósito de estudar, pesquisar e propor tecnologias de identificação mais eficazes, modernas e seguras”, disse Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID.
Em dezembro, o InterID realizou online o Seminário de Identificação Neonatal, com o apoio da AARB, onde abordou a identificação de crianças recém-nascidas e apresentou tecnologias que permitem a individualização cadastral já na primeira infância e como o setor público tem atuado.
Assista o Seminário.