SESCAP-PR e Federação da Agricultura negociam parceria na certificação digital

O SESCAP-PR e a Federação da Agricultura do Estado Paraná – FAEP – negociam parceria no campo da certificação digital, a fim de beneficiar centenas de produtores rurais ligados a mais de 180 sindicatos filiados à Federação. A negociação ocorreu durante reunião, nesta segunda-feira, 10, entre o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o diretor de Administração e Finanças do Instituto SESCAP-PR – IESCAP, Gilson Strechar, e o diretor-financeiro da FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia.

O acordo prevê que o serviço de certificação digital para os produtores rurais seja praticado nas mesmas condições aplicadas aos associados do SESCAP-PR, que usufruem de descontos especiais. Com isso, o objetivo do Instituto é ampliar os pontos de atendimento de certificação. “A obrigatoriedade do uso do certificado digital deverá ser, em breve, estendida a quase toda a população. Na área rural, isso já é realidade e queremos oferecer a comodidade e as vantagens de um serviço que conquistou a credibilidade devido aos processos de segurança e autenticidade para com as informações eletrônicas”, afirma Mauro Kalinke.

Biscaia acenou com positividade para o fechamento da parceria, pois gerará mais um benefício aos produtores rurais do Paraná. O advogado Klauss Dias Kuhnen também participou do encontro.

Aplicações do certificado digital

O certificado digital é a assinatura para o ambiente eletrônico, conhecido como a identidade virtual. o documento tem validade jurídica e pode ser usado para acesso ao canal Conectividade Social para recolhimento de FGTS, geração de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), registro e prestação de impostos, assinatura de contratos e troca de mensagens eletrônicas. Além disso, é usado para participação de pregões eletrônicos, tramitação de documentos oficiais, dentre outros.

Sescap-PR