Certificação digital, tecnologia que transforma o dia a dia das empresas
Engana-se quem ainda pensa que o certificado digital serve apenas para cumprir obrigações com o governo. As aplicações e os benefícios que a tecnologia proporciona tanto para as pessoas físicas, quanto às jurídicas são inúmeros. Hoje, podemos verificar como alguns setores evoluíram apenas migrando processos para meio eletrônico, com a segurança e o respaldo jurídico do Certificado Digital. O Judiciário, por exemplo, está sendo modernizado por meio de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todo o Brasil. Nesse novo modelo, os advogados devem realizar toda a tramitação no meio eletrônico e assinar digitalmente com o Certificado.
As vantagens são inúmeras: segurança, transparência, rapidez, economia, ampliação do acesso ao Poder Judiciário e sustentabilidade. Atualmente, mais de 5,2 milhões de ações tramitam via PJe em todo o País. Ou seja, mais de 1 bilhão de papéis deixaram de ser impressos, considerando que cada processo tem, pelo menos, 200 páginas. O tempo de tramitação também caiu de 700 para 90 dias.
A saúde é outro setor que vem se beneficiando com a tecnologia. Muitos hospitais migraram processos para o digital por meio de sistemas integrados à Certificação, como Prontuário Eletrônico do Paciente.
O PEP é uma plataforma que concentra todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente que, quando utilizada com Certificado Digital ICP-Brasil, garante vantagens que se assemelham com as do sistema judiciário: segurança, transparência, rapidez, economia e sustentabilidade. O uso da certificação é tão importante que o Conselho Federal de Medicina tem parceria com certificadoras para a emissão do Certificado no CRM Digital, a identidade do médico. Esses são só dois exemplos de como a Certificação Digital está mudando o dia a dia das empresas e pode mudar o da sua também.
Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign e presidente da ANCD
DCI – 08/01