Polônia apresenta novo projeto de lei para esclarecer a taxação cripto

Os legisladores poloneses introduziram uma nova lei há muito esperada para esclarecer a atual política de taxação de criptos. O documento foi publicado no site do governo do país na sexta-feira, 24 de agosto, e explicado pelo site de criptos local Kryptowaluty em 25 de agosto.

Kryptowaluty escreve que um novo documento foi oferecido para consulta, e o Conselho de Ministros polonês irá analisá-lo no terceiro trimestre de 2018. A política de tributação anterior, que havia sido resistido pela comunidade de cripto do país no início deste ano, foi levada em consideração, mas foi ligeiramente alterado. O objetivo do projeto de lei, conforme declarado pelo governo, é simplificar o sistema tributário para transações criptos.

Primeiro, o projeto de lei define criptomoedas em termos da Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo como uma “representação digital do dinheiro”. Além disso, as moedas virtuais são divididas em dois grupos – criptomoeda e moeda virtual centralizada – e podem ser usadas como meio de troca, no comércio eletrônico, e aceitas como meio de pagamento.

Quanto à tributação, o projeto refere-se a indivíduos e empresas. As transações de criptografia para criptografia realizadas na bolsa de valores ou individualmente serão isentas de impostos. Ao mesmo tempo, a renda da venda de serviços, bens e bens será tratada como receita para fins de tributação.

O documento abrange então os mineiros de criptos, observando que aqueles que trabalham para si não serão cobrados, enquanto outros que trabalham para entidades ou indivíduos serão obrigados a pagar impostos.

O atual sistema de tributação na Polônia é de 18% para uma renda anual de até 85.500 zloty (US $ 23.000) e 32% para rendas acima desse limite.

2018 começou com uma campanha maciça contra a criptomoeda na Polônia. Em fevereiro, o Banco Central da Polônia admitiu o financiamento de US $ 27 mil em conteúdo voltado para a cripto, que foi publicado no YouTube e depois veiculado pela imprensa local. Mais tarde, em maio, uma campanha semelhante foi organizada pela Autoridade de Supervisão Financeira da Polônia (KNF). Materiais de mídia social sobre riscos associados a criptomoedas, esquemas de pirâmide e negociação forex foram financiados por 615.000 zloty (cerca de US $ 173.000).

Enquanto a criptocomunidade  polonesa criticava a campanha junto com a recém anunciada taxação para moedas digitais, o Ministério da Fazenda local revertia a medida, prometendoelaborar uma regulamentação mais conveniente.

No entanto, em junho, os proprietários de criptomoedas da Polônia culparam os bancos por negarem deliberadamente o serviço a entidades de criptomoeda e fecharem contas seletivamente, informou a Cointelegraph.

Cointelegraph