PI – Jucepi volta a ocupar lugar de destaque no ranking nacional

Modernizada, Junta caminha rumo à excelência.

Autor: Thais Loyola

Há 2 anos e meio, Alzenir Porto recebeu um grande desafio: reestruturar, modernizar e restabelecer a imagem da Junta Comercial do Estado do Piauí, uma das instituições mais antigas do Estado. Ao acumular problemas de ordem física, estrutural e organizacional, a autarquia estava desacreditada junto aos meios empresarial, jurídico e contabilista do Estado. A Jucepi clamava por socorro a olhos vistos e era motivo de polêmicos embates entre as categorias que necessitavam dos serviços do órgão.

Foto/Francisco Gilásio

Atualmente, a Junta é gerida por Alzenir Porto, que também é empresária do setor privado da capital. Conhecida pelo pulso forte e por ser adepta da máxima “se me passarem uma tarefa saibam que irei cumpri-la”, Alzenir, ao ser convidada para assumir a pasta, disse que só aceitaria o cargo se pudesse dar uma nova cara à Jucepi. E assim o fez. Hoje, depois de um trabalho árduo e muita boa vontade, a autarquia caminha rumo à excelência por meio da desburocratização e da informatização.

Recentemente, a Jucepi foi classificada, no ranking nacional das Juntas Comerciais, como a sexta melhor do país. A avaliação foi divulgada pela Receita Federal e pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração – Drei, órgão federal ao qual as Juntas Comerciais estão subordinadas em relação à legislação.

Mas, do início de 2015 até hoje, um longo caminho foi percorrido. O primeiro passo foi oferecer um melhor atendimento àqueles que procuravam os serviços da Junta. A maior reclamação dos usuários se referia à demora na abertura de empresas: é sabido da existência de casos que demoraram injustificáveis 8 meses para serem concluídos. Além disso, os usuários não possuíam mais paciência ante a inoperância, fluxo processual lento e insegurança jurídica. “Ao fazermos um estudo da situação da Junta, vimos que precisávamos informatizá-la imediatamente, colocar a documentação em dia e agilizar a tramitação de processos. Em um ambiente de negócios, é impossível trabalhar com a morosidade que tínhamos”, relata.

A partir de então, começou efetivamente o processo de modernização da Jucepi. Em maio de 2016, a autarquia implantou o Piauí Digital. A ferramenta é responsável pela integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores. O sistema é um grande impulsionador destes processos, gerando facilidade, segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor, além de trazer diversos outros benefícios.

De acordo com Alzenir, o Estado saiu de uma Junta extremamente atrasada, em todos os aspectos, para um órgão munido de um sistema moderno e ágil. “Deixamos um pouco de lado o papel e passamos a trabalhar com informatização. Aquele que possuir certificação digital e internet no seu trabalho, residência ou em quaisquer municípios do interior não precisa mais vir à nossa sede porque é possível tramitar documentos e inserir informações por meio do portal”, declara. Segundo a presidente, o avanço é considerável e os louros desta conquista devem ser divididos com os parceiros da Jucepi: ATI, Sedet, Secretaria de Administração, Corpo de Bombeiros, Sebrae, Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade, Sescon-PI, Fecomércio, Vigilância Sanitária, dentre outros.

A autarquia também ocupa um novo endereço e há um projeto de reforma para o prédio próprio no qual sempre funcionou, no Centro. O novo espaço, que fica localizado a menos de 1 km da sede oficial, oferece mais conforto aos profissionais e usuários que precisam se deslocar à Junta.

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