Pacote prevê criação do visto eletrônico

Tudo pode ser feito via web ou por um aplicativo, sem burocracia.

Além da abertura de capital para aéreas, o pacote anunciado, ontem, pelo ministro de Turismo, Marx Beltrão, contempla também emissão de vistos eletrônicos para países estratégicos. Até o fim de 2017, a ideia é que a medida passe a valer para turistas dos Estados Unidos (EUA), Canadá, Austrália e Japão, considerados emissores de turistas internacionais com alto poder aquisitivo. A concessão de vistos eletrônicos transforma todo o período de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto num processo de 48 horas. Tudo pode ser feito via web ou por um aplicativo, sem burocracia.

Outro ponto destacado pelo representante da pasta tem a ver com a modernização do modelo de gestão do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur. “Que começará com mudança da natureza jurídica de autarquia para Serviço Social Autônomo e do nome da instituição, que será alterado para Embratur – Agência Brasileira de Promoção do Turismo. Com a alteração da natureza, a Agência poderá atuar de forma mais competitiva no mercado turístico internacional; receber recursos privados para o desenvolvimento de projetos de interesses comuns, com reduzida burocracia; modernizar a gestão de pessoal; e manter estrutura física e quadro de pessoal no exterior”, informa comunicado do Ministério do Turismo. Qualificação profissional, melhor aproveitamento de áreas da União e fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo também serão pontos trabalhados pelo novo projeto.

Fonte: Folha de Pernambuco

http://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2017/04/12/NWS,24083,10,550,ECONOMIA,2373-PACOTE-PREVE-CRIACAO-VISTO-ELETRONICO.aspx