Novas funcionalidades serão lançadas no Portal Facilita Alagoas na próxima semana

Foto: Agência AlagoasFoto: Agência Alagoas

27 Outubro de 2016

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) lançará, na próxima segunda-feira (31), novas funcionalidades no Portal Facilita Alagoas, interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no Estado. Com os serviços, o órgão busca simplificar o trabalho de empresários e profissionais que lidam com o registro empresarial.

Para expandir os tipos empresariais com opção de realizar o registro do negócio de forma totalmente on-line, o Portal Facilita Alagoas passará a dispor da protocolização digital para Sociedade Limitada. Com a opção, os sócios poderão assinar os documentos de qualquer lugar, por meio de certificado digital.

Para o presidente da Juceal, Carlos Araújo, a funcionalidade é mais um passo dado pela modernização do registro, sendo “de extremo benefício para os empresários e ampliando as naturezas jurídicas com a possibilidade de registro on-line”. Além das Sociedades Limitadas, os Empresários Individuais também podem fazer a protocolização por meio do Facilita Alagoas.

Ainda nesta segunda, o portal contará com uma seção voltada para a solicitação de certidões – cópias de informações e de atos registrados na Juceal. A opção de pedido pelo documento existe no site da Junta Comercial, porém será incorporada ao sistema da Redesim a fim de englobar o maior número de serviços referentes ao registro empresarial, conforme define o órgão. No primeiro momento, serão disponibilizadas apenas as certidões simplificadas e específicas, com inclusão da certidão de inteiro teor a ser estudada.

Portal Facilita Alagoas, entenda o que é

Entre as novas funcionalidades, está programada também a adição dos documentos de interesse da empresa e do balanço patrimonial, que poderão ser iniciados pelo Facilita Alagoas a partir do próximo mês. Os processos são os únicos dentro da Juceal iniciados e protocolados fisicamente.

É a ferramenta responsável pelo início dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, o Portal Facilita Alagoas ainda integra órgãos de administração tributária e licenciadores para a legalização empresarial.

Fonte: Agência Alagoas